Saltar para o conteúdo

Notícias da Junta

  • Apoios nos Cuidados de Saúde

A Junta de Freguesia, no seguimento da sua politica de apoio social a toda a população, procedeu, dia 23 de Abril, à abertura do espaço de cuidados básicos de saúde(  a funcionar no Centro de Convívio). Com o apoio de um enfermeiro, uma vez por semana, entre as 15 e as 19 horas, é possível disponibilizar a toda a população da freguesia pequenos cuidados de saúde, entre outros: medição da tensão arterial, controlo de diabetes, toma de injecções e mudança de pensos simples. Para além desta mais valia, relembre-se que já há algum tempo, igualmente uma vez por semana, sextas-feiras a partir das 9h 30m, funciona um ponto de recolha de análises ( da responsabilidade do Laboratório Três Globos), sendo de momento ainda disponibilizadas canadianas a título de empréstimo.


  • Rua Infante D. Henrique

Para além da renovação dos ramais de água que foram efectuados em diversas ruas, e com a correspondente reposição de novos calcetamentos, foi possível, através de negociação com os SMASCB, acordar o calcetamento da Rua Infante D. Henrique. Com esta intervenção, e após a conclusão da mesma, é mais uma artéria que ficará renovada.


  • Alteração de Horário

A partir de 10 de Maio (inclusive) o horário de funcionamento dos serviços, atendimento ao público, é o seguinte:

-de segunda e sexta feira (excepto feriados), 19h/ 20h 30m.


  • Travessa do Bairro da Senhora da Guia

Atendendo a que esta artéria, assim como algumas outras, necessita de ser intervencionada( pois apresenta-se ainda em terra batida), ali residem alguns moradores e situa-se um salão de cabeleireira( com o correspondente posto de trabalho), a Junta de Freguesia procedeu ao nivelamento do piso, colocação de manilhas e limpeza das valetas de escoamento das águas pluviais. Este nivelamento, estendeu-se até à denominada zona do Barrão, em que irão ser colocadas mais algumas manilhas. A equacionar com a Câmara Municipal, estará o alcatroamento da mesma.

Aproveitando ainda as máquinas, procedeu-se ao arranjo do chamado caminho do cemitério, uma velha ambição de todos os que por ali passam( seja a pé ou de carro), que além do nivelamento, colocação de algumas manilhas e abertura de valetas e linha de água, recebeu em toda a sua extensão um piso de “tuvenã”.


  • Dia da Freguesia

 


  • Recolha de Monos

Informação à População

Após a última informação, divulgada em 27 de Novembro de 2009, e atendendo a que os Serviços Municipalizados de Castelo Branco fizeram chegar à Junta de Freguesia informação referente ao Regulamento do Serviço de Recolhas de Resíduos Sólidos e de Higiene e Limpeza do Concelho de Castelo Branco, informam-se todos os residentes na Freguesia do seguinte:

1-é proibida a colocação nos contentores, de animais mortos, bem como quaisquer resíduos, sólidos ou líquidos, provenientes de suiniculturas, aviários e semelhantes;

2- a colocação de monos e resíduos de jardins ou quintais, cuja dimensão e volume o justifiquem, só poderá ser efectuada, junto aos contentores da Freguesia,após contacto estabelecido com o Serviço de Recolha de Monos dos SMASCB, através do telefone( 272340500) ou Internet( http:http://www.sm-castelobranco.pt/online/recolha_monos.asp), evitando-se o seu espalhamento na via pública ou abandono em matas ou áreas florestais;

3)- não é permitido colocar qualquer tipo de monos ou lixos no terreno da Serra( propriedade da Junta de Freguesia), e deixa de se poder efectuar a recolha quinzenal, realizada até esta data, atendendo a que a Freguesia não dispõe de um local com as exigências legais;

4)- para que a nossa Freguesia tenha um melhor ambiente, torna-se necessário e indispensável, a colaboração de todos;

5)- a Junta de Freguesia, coloca-se à disposição para prestar todas as informações necessárias, pelo que os interessados, devem dirigir-se à sede no horário de funcionamento dos serviços ou contactar qualquer dos seus membros.

Retaxo, 25 de Outubro de 2010

O Presidente da Junta de Freguesia

Eleições Presidenciais de 2011

Os resultados apurados na Freguesia de Retaxo, foram os seguintes:

-Aníbal Cavaco Silva….. 175 votos

-Manuel Alegre………….. 135 votos

-Fernando Nobre……….. 68 votos

-Francisco Lopes………… 48 votos

-José Manuel Coelho……23 votos

-Defensor de Moura……..5 votos

Número de Eleitores Inscritos: 856

Votantes: 486

Votos em Branco: 20

Votos Nulos: 12

Horários e outras informações

Junta de Freguesia

atendimento ao público: de segunda sexta-feira( excepto feriados e tolerâncias de ponto)/ 19h/ 20h 30;

Centro de Convívio:

de segunda a sexta-feira( excepto feriados e tolerâncias de ponto)/ 09h/ 17 horas( sem encerramento para almoço);

Análises Clínicas:

sextas-feiras( excepto feriados): a partir das 09 horas;

Médico de Clínica Geral:

segundas-feiras( excepto feriados): a partir das 16 horas;

Enfermagem:

semanalmente: ver mapa colocado no Centro de Convívio.


  • Freguesia aderiu ao Dia Limpar Portugal

A Freguesia de Retaxo aderiu ao Dia Limpar Portugal. Nos dias 18 e 19 de Março, crianças e adultos( num total de algumas dezenas) uniram-se, e deixaram a sua marca numa acção ambiental de enorme importância para qualquer comunidade.

Enquanto os mais jovens, os alunos da Escola Primária, participaram na sexta, dia 18, através da limpeza da zona envolvente ao Pavilhão Gimnodesportivo e Zona de Lazer, actividade que teve o acompanhamento por parte do aluno João Domingos( Curso de Desporto da Esal), na manhã do dia 19, os adultos( aqui também com a participação de alguns jovens) limparam 4 lixeiras de pequena média dimensão. Vestuário, colchões, móveis, pneus, de tudo um pouco se recolheu. A Junta de Freguesia coordenou a iniciativa, contando com a colaboração do Núcleo Concelhio do Limpar Portugal, algumas Associações locais( nomeadamente a Associação de Caça e Pesca e Associação Cultural e Social Rancho Folclórico) e voluntários residentes, que gostam de preservar o ambiente e a sua terra.

Nunca será demais alertar, de que despejar lixos em qualquer local é uma transgressão, pelo que se apela, mais uma vez, que todos colaborem, colocando os mesmos nos contentores, ecopontos, ou contactando a Junta de Freguesia para que esta indique as formas legais de remoção dos mesmos.

Todos os participantes, a que a Junta agradece, estão de parabéns, e espera-se que o contributo individual de cada um, ajude a preservar o nosso Planeta.


    • Passeio ao Luso e ao Buçaco


  • Rastreio à Visão


  • Passeio ao Luso, Buçaco e Fátima

Proporcionar um dia de confraternização e conhecimento de outros locais do nosso País a todos aqueles que já se encontram aposentados, foi o que aconteceu no dia 11 de Abril, com a realização de mais um Passeio para todos os que tem 60 anos ou mais, que contou com a participação de cerca de 3 dezenas de residentes. A iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal de Castelo Branco (através da cedência do autocarro).


  • Garagem para a Viatura

Continuam a decorrer os trabalhos de construção da Garagem, não de forma célere, mas dentro do que é possível. Após a colocação da placa do telhado, seguem-se as outras fases da obra. Com a contenção financeira existente, tem vindo a aproveitar-se ao máximo a mão-de-obra ao serviço da Junta.


  • Informação à população (percurso pedestre)


  • Percurso Pedestre da Serra das Olelas

Já se encontra marcado, e ao dispor de todos os que gostam de percorrer os caminhos rurais da nossa Serra. O Percurso Pedestre” Serra das Olelas”, uma iniciativa da Junta, e em que esteve envolvido, através do levantamento, marcação e divulgação, o aluno do Curso Tecnológico de Desporto da ESAL, João Domingos Oliveira, é uma mais-valia para a Freguesia. O Primeiro Passeio Pedestre, integrado no Plano de Estágio, e aberto a todos os que queiram participar, tem lugar dia 14 de Maio.


  • Assembleia de Freguesia


  • Eleições Legislativas 2011

Se não sabe o seu número de Eleitor, contacte atempadamente a Junta de Freguesia ou consulte os sites: http://www.recenseamento.mai.gov.pt e www.portaldoeleitor.pt.

Votar é um Direito e um dever Cívico!


  • Rastreio à visão

    Cerca de 70 pessoas participaram no Rastreio, uma iniciativa da Junta de Freguesia, com o apoio da Óptica “Olho Rústico” de Castelo Branco. Esta iniciativa foi mais uma inserida no Espaço Saúde( uma das grandes preocupações do executivo, e em que se tem vindo a investir bastante).


  • Escolas participam em actividades desportivas e recreativas 

     

 No dia 13 de Maio ocorreu uma actividade desportiva, integrada no Plano de Estágio do aluno da Esal João Oliveira, que animou os alunos das Escolas de Retaxo e Cebolais de Cima.


  • Eleições para a Assembleia da República 2011

Resultados da Freguesia de Retaxo

  • Número de eleitores inscritos…………………………. 854
  • Votantes……………………………………………………..  560
  • Votos em branco…………………………………………..    11
  • Votos nulos…………………………………………………..   10
Votação:
  • PPM………………………………………………………..             4 votos
  • PNR………………………………………………………..             3 votos
  • PS…………………………………………………………..        242 votos
  • PTP…………………………………………………………             1  voto
  • PPV…………………………………………………………            1  voto
  • CDS-PP………………………………. …………………..          47  votos
  • PPD/PSD………………………………………………….        129 votos
  • MEP………………………………………………………..             o votos
  • PAN………………………………….. …………………..             6 votos
  • BE…………………………………………………………..          28 votos
  • MPT………………………………………………………..             4 votos
  • PCTP/MRPP……………………………………………..           16 votos
  • CDU-PCP/PEV…………………………………………..           58 votos

  • Parque Eólico da “Serra da Olelas” – Reunião com a população


  • Reunião da Assembleia de Freguesia


  • Dia da Freguesia de Retaxo

Para pormenores mais detalhados sobre todas as actividades do Dia da Freguesia, podendo ainda fazer a sua inscrição na Noite de Fados, vá a : http://www.diadoretaxo.pt.vu


  • Dia da Freguesia

Abertura da Sessão Solene , pela Tesoureira da Junta de Freguesia, Ana Marta Belo. Na Mesa de Honra: Presidente da Assembleia de Freguesia, José António Piçarra, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Dr. Luís Correia, e Presidente da Junta de Freguesia de Retaxo, José Luís Pires.

Fotos: Liliana Correia


  • Momentos das Homenagens

Fotos: Liliana Correia e Fátima Marques


  • Noite de Fados

Fotos: Fátima Marques


  • Dia da Freguesia – Agradecimentos

A Junta de Freguesia agradece reconhecidamente a todos aqueles que colaboraram, para que as Comemorações dos 130 Anos da Elevação de Retaxo a Freguesia fossem um sucesso, nomeadamente:

-Domingos José Gomes Belo;

-Vasco Salavessa;

-Homenageados e familiares dos ex- Presidentes  de Junta de Freguesia;

-Artur Norberto( Restaurante” Serra das Olelas”);

-Grupo de Fados” Retalhos do Fado”;

-Liliana Correia e Fátima Marques;

-Toda a População da Freguesia, que soube envolver-se nas actividades dos 130 Anos.

A todos, o nosso Bem-Haja!


  • Dia da Freguesia no Jornal” Povo da Beira”


  • Dia da Freguesia no Jornal Reconquista


  • Estradas de Portugal- Concurso Público para a Extração de Cortiça


  • Convocação para o Dia da Defesa Nacional


  • Encerramento de Serviços no Mês de Agosto


  • Alteração do PDM- Plano Director Municipal de Castelo Branco

Entre 02 de Setembro e 14 de Outubro, decorre o período de participação de todos os interessados( com reclamações, observações ou sugestões), da 6ª Alteração do Plano Director Municipal de Castelo Branco.


  • Reunião da Assembleia de Freguesia


  • TDT-Televisão Terrestre Digital

Em 2012, todo o processo de migração para a TDT- Televisão Terrestre Digital estará concluído. Para quem possui um televisor convensional, torna-se necessário adquirir um descodificador( a ligar ao televisor). Os titulares do rendimento social de inserção, reformados, pensionistas( com rendimentos inferiores a 500 € mensais) e os portadores de de um grau de deficiência igual ou superior a 60%, podem beneficiar de um subsídio para a compra dos descodificadores( e kits satélite). O subsídio corresponde a 50% de valor do equipamento a adquirir( há descodificadores no mercado a partir de 30€), num limite de apoio de 22 €.

Todas as informações sobre o assunto, podem ser prestadas através do link http://www.anacom.pt  ou na Junta de Freguesia.


  • Passeio ao Luso e ao Buçaco


  • Cuidados Básicos e Atendimento Público na Represa


  • Novo Horário de Atendimento ao Público em Retaxo e Represa


  • ASSEMBLEIA DE FREGUESIA- SESSÃO ORDINÁRIA


  • ASSEMBLEIA DE FREGUESIA- SESSÃO EXTRAORDINÁRIA


  • FREGUESIA PARTICIPOU NO ENCONTRO DISTRITAL DA ANAFRE- Reforma da Administração Local

A Freguesia de Retaxo esteve representada( através do Presidente e Secretário da Junta, e do Presidente da Assembleia de Freguesia) no Encontro Distrital da Anafre( Associação Nacional de Freguesias), que teve lugar no dia 26 de Novembro, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Numa altura em que se discute o “Documento Verde da Reforma da Administração Local”, que coloca em causa a existência da nossa Freguesia, mais uma vez fomos interventivos neste assunto, rebatendo a classificação que nos é atribuída.

Num momento em que o processo do “Documento Verde” está em desenvolvimento, a Junta de Freguesia vai convidar a população a pronunciar-se( em reunião aberta a residentes e naturais)sobre o assunto.

Fotos: Jorge Neves


  • ALMOÇO DE NATAL

 


  • REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL- REUNIÃO COM A POPULAÇÃO

A Junta de Freguesia convida todos os residentes, e eleitores da Freguesia, a estarem presentes nesta Reunião. A opinião de toda a População, é importante no processo do Documento Verde!

É importante que todos os presentes, residentes  ou eleitores, sejam portadores do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.


  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO PÚBLICO


  • BOAS FESTAS


  • ALMOÇO DE NATAL


  • REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO LOCAL- REUNIÃO COM A POPULAÇÃO

Debater com a população a Reforma da Administração Local, e o caso concreto da Freguesia de Retaxo, foi o único propósito da reunião que teve lugar no dia 16 de Dezembro último. Desta reunião, saiu uma Moção( que foi aprovada por unanimidade) que contesta a possível extinção da Freguesia( classificada erradamente como AMU- Área Maoritariamente Urbana), Moção esta, que pode ser subscrita na Junta de Freguesia,Centro de Convívio, e estabelecimentos comerciais da Freguesia. Nesta Página da Freguesia de Retaxo, serão colocados os três documentos, Moções, aprovados pela Junta de Freguesia, Assembleia de Freguesia e População, para além de outros documentos que se entendam de interesse sobre este assunto.


  • 2º PASSEIO AO LUSO, BUÇACO E FÁTIMA

O segundo Passeio Convívio, para todos os que têm 60 anos ou mais, teve lugar no dia 19 de Dezembro. Tal como o primeiro grupo, em Abril último, os participantes tiveram oportunidade de conhecer um pouco do Luso e do Buçaco, tendo ainda a oportunidade de visitar o Santuário Mariano de Fátima.

Um dia diferente, e muito agradável, para todos, em mais esta iniciativa da Junta( que contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, através da cedência do autocarro).


  • UM 2012 REPLETO DAS MAIORES VENTURAS E SUCESSOS!

O Executivo da Junta de Freguesia, deseja a todos os Retaxenses um Ano de 2012 repleto de muita saúde e sucessos.

Bom Ano de 2012!


  • REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO- MOÇÃO DA JUNTA DE FREGUESIA


  • REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO- MOÇÃO APROVADA PELA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

Apresentada pelos Membros do PPRR- Pelo Progresso de Retaxo Represa, esta Moção foi aprovado por maioria, com os votos a favor dos eleitos do PPRR (José António Piçarra, Maria da Conceição Nunes e João Martinho Roque), e do PS (Aida Belo e Sérgio Sequeira) e a abstenção de um eleito do PS (Joaquim Salgueiro).

Por motivos profissionais, não esteve presente na sessão o eleito do PPRR, José Manuel Sabino.


  • REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO- MOÇÃO APROVADA PELA POPULAÇÃO

Esta Moção, pode ser subscrita por todos os que não estiveram presentes na reunião. Para o poderem fazer, terão que ser residentes, ou eleitores na Freguesia.As listas, encontram-se disponíveis na Junta de Freguesia, Centro de Convívio e nos diversos estabelecimentos comerciais.


  • REFORMA DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO- REPORTAGEM NA GAZETA DO INTERIOR


  • Reorganização Administrativa Territorial Autárquica- Moção apresentada na Reunião da Assembleia Municipal de Castelo Branco

A presente Moção foi apresentada pelo Presidente da Junta de Freguesia na Reunião da Assembleia Municipal de Castelo Branco no dia 29 de Fevereiro. Posta a votação, foi a mesma aprovada com os votos a favor(para além do proponente) do PS, BE e CDU.

O PSD e o CDS, as duas outras forças políticas representadas na Assembleia, votaram contra a Moção.

Para além da entrega do documento, o líder da autarquia interveio em defesa do mesmo, assim como à intervenção do Dr. Álvaro Baptista(PSD).


  • As Conclusões do Encontro Nacional de Freguesias promovido pela ANAFRE

Encontro Nacional da ANAFRE-Conclusões

As Conclusões saídas do Encontro Nacional de Freguesias, que teve lugar dia 10 de Março, e em que a Freguesia de Retaxo esteve representada pelo Presidente e Secretário da Junta.


  • MANIFESTAÇÃO DE FREGUESIAS EM LISBOA

Contra a actual Reforma da Administração Local, a Anafre- Associação Nacional de Freguesias, marcou uma Manifestação Nacional de Freguesias para dia 31 de Março, em Lisboa. A Junta de Freguesia, que desde a primeira hora tem vindo a participar em todas as iniciativas que visam o esclarecimento e a defesa da Freguesia de Retaxo, convida todos a estarem presentes. Estão assegurados dois autocarros para transporte dos retaxenses. Toda a outra logística está igualmente a ser tratada. Para além dos que se vão deslocar, esperamos contar com todos os retaxenses residentes na zona da grande Lisboa e concelhos limítrofes.

A Manifestação decorre entre o Marquês de Pombal e o Rossio, e tem inicio pelas 14h 30m.


  • O ASPECTO ACTUAL DA FONTE DA SERRA

Após a intervenção efectuada pela Junta de Freguesia, a Fonte da Serra (local de lavagem de roupa de gerações e gerações de mulheres da nossa Freguesia) apresenta este aspecto!


  •   Passeio à Nazaré, Alcobaça e Batalha

Mais uma iniciativa, um novo Passeio, que vai permitir aos residentes( com 60 anos ou mais) continuar a conhecer, ou relembrar, outros locais do País. A Câmara Municipal de Castelo Branco colabora com a Junta de Freguesia, cedendo o autocarro.

As inscrições, limitadas a 26 participantes, devem ser efectuadas na Junta( no horário de atendimento público).


  • EM DEFESA DAS FREGUESIAS!


  • Intervenção no Chafariz da Fonte Sêca

Após intervenção da Junta de Freguesia(com o pessoal ao serviço), é este o aspecto actual do Chafariz da Fonte Sêca. Que se preserve!


  • A participação da nossa Freguesia na Manifestação Nacional de Freguesias

A nossa Freguesia esteve presente, através de cerca de 100 pessoas, na Manifestação Nacional de Freguesias, que teve lugar dia 31 de Março, sábado, em Lisboa.

Mais de 200.000 pessoas, vindas de todo o território português, fizeram o percurso entre a Avenida da Liberdade e o Rossio.

A Junta de Freguesia, que contou com o apoio da Anafre (Associação Nacional de Freguesias), coordenou toda a parte organizativa desta participação.


  • Manifestação de Freguesias em destaque nos Jornais Povo da Beira e Gazeta do Interior


  • Seca 2012- Ajuda aos Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos


  • Reunião da Assembleia de Freguesia


  • Passeio à Nazaré, Alcobaça, Batalha e Fátima

Mais um Passeio realizado pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco (através da cedência do autocarro), e que levou mais um grupo de residentes a estes locais do  País.

A iniciativa teve lugar dia 5 de Abril.


  • Fonte da Serra

Após a plantação das árvores, a Fonte da Serra apresenta este aspecto.

Recomenda-se uma visita, e é importante que se preserve o espaço.


  • Estágios na Junta de Freguesia

Vasco Salavessa, aluno da Esal, Curso de Informática- Área de Programação, encontra-se( pelo segundo ano consecutivo) a efectuar o seu estágio na Junta de Freguesia. Ao longo dois dois meses de estágio, Maio e Junho, Vasco Salavessa vai realizar diversas tarefas, sendo já visível uma delas: a nova apresentação do Site da Freguesia.

Estes estágios, são fruto de um Protocolo entre a Junta de Freguesia e a Esal- Escola Secundária Amato Lusitano( Castelo Branco), firmado a partir de 2010, e que têm trazido bons resultados nas áreas desportivas, de animação e informática.

Em Junho,  um outro aluno da Esal, Dinis Salgueiro, da mesma Área( Programação), vai igualmente realizar o seu estágio na Junta.


  • Parque Eólico da Serra das Olelas

A pedido da Enerfer, Empresa proprietária do Parque Eólico da Serra das Olelas, dá-se conhecimento a toda a população da Freguesia, e proprietários dos terrenos situados na Serra, da nota informativa que a mesma fez chegar à Junta de Freguesia.


  • Rastreio Auditivo

Numa colaboração com a Empresa Acústica Médica, vai decorrer na manhã de dia 22 de Maio( entre as 09h 30m e as 12h 30m) um Rastreio Auditivo.

A iniciativa não tem qualquer custo para todos aqueles que queiram efectuar os testes auditivos.


  • Conferência sobre Reciclagem


  • Reorganização do Território Autárquico- Reunião com a População


  • Abrigo de Passageiros da Represa

A Junta de Freguesia substituiu o velho abrigo existente na Represa, pelo da imagem. Os trabalhos foram executados pelos funcionários da Junta. Em dois dos abrigos existentes na sede da Freguesia, e logo que possível, serão feitas intervenções de forma a melhorar o seu aspecto e condições, que não são as melhores.


 
  • Concurso para Extração de Cortiça- ano de 2012


  • Reunião sobre a Reorganização do Território Autárquico

Um aspecto da assistência, e dos membros da mesa que intervieram na discussão sobre a Reorganização do Território Autárquico, numa reunião promovida pela Junta de Freguesia, no dia 25 de Maio, e que fez encher o Salão sede da Freguesia. Em representação da Câmara Municipal de Castelo Branco, o Vereador João Carvalhinho, e pela Anafre, o Coordenador Distrital Jorge Neves.

Esclarecer, e ouvir a população, sobre o tema em debate, foram os objetivos da reunião.


 
  • Vacinação de canídeos- 2012

A vacinação dos canídeos registados na Freguesia, tem lugar dia 14 de Junho, pelas 18 horas, junto ao Centro de Convívio.


 
  • Reorganização do Território Autárquico- noticia no Jornal Reconquista


  • Reunião da Assembleia de Freguesia


  • Exposição de Patrícia Suzel


  • Dia da Freguesia

Para inscrições ou mais informações consultar:  www.diadoretaxo.pt.vu.As inscrições também podem ser efectuadas nos diversos estabelecimentos comerciais da Freguesia, em lista própria.


 
  • Apontamento sobre o Parque Eólico das Olelas no Jornal do Fundão


  • Dia da Freguesia- Exposição dos trabalhos de Patrícia Suzel


  •  Debate” As grandes superfícies do despovoamento rural”

    A Revista Viver, propriedade da Adraces(Associação de Desenvolvimento da Beira Interior Sul), em conjunto com a Junta de Freguesia, realizaram dia 02 de Julho, pelas 21 horas, no edifício sede, um debate com o título: “As grandes superfícies do despovoamento rural”( e em especial os prós e os contras das grandes cadeias alimentares e de distribuição).

    A iniciativa destinou-se a agentes económicos, produtores, comerciantes, consumidores e responsáveis pelas governações locais, tendo participado cerca de duas dezenas de pessoas( antecipadamente convidadas).

    Camilo Lourenço, editor da Viver, foi o moderador do debate, que foi dinâmico e muito produtivo para todos os presentes, ficando a promessa( e sempre que possível) de novas iniciativas.

 

  • Dia da Freguesia- assinatura de protocolos com as Associações


  • Dia da Freguesia-atividade- (Re)Descobrir a Freguesia


  • Dia da Freguesia-atividade- (Re)Descobrir a Freguesia


  • Os 131 anos da Freguesia foram noticía no Jornal Reconquista


  • Recordando o programa dos 100 de Retaxo como Freguesia


  • Encerramento de Atendimento ao Público


  • II Feira Maravilhas da Doçaria


  • Convocação para o Dia da Defesa Nacional


  • Forno Tradicional e Churrasqueira

    Estão concluídas, e prontas a inaugurar, as obras de construção do Forno Tradicional. Financiadas pelo Programa Proder- Acção 3.2.1, através de concurso público, e por ajuste directo da Junta de Freguesia.

    Situado junto ao Centro de Convívio, a Junta com a sua construção procurou aproveitar os fundos comunitários disponíveis, e que seja ao mesmo tempo uma mais-valia para o edifício central, o Centro de Convívio.

    No seguimento do Forno, foi ainda construída uma churrasqueira e efectuada uma intervenção a nível do piso( em pedras de xisto),  uma mesa e bancos.


  • FEIRA” MARAVILHAS DA DOÇARIA”


  • Feira” Maravilhas do Doçaria”- Notícias

 


  • Reunião extraordinária da Assembeia de Freguesia


  • Reunião ordinária da Assembleia de Freguesia


  • Assembleia de Freguesia volta a tomar posição sobre a Reorganização Administrativa do Território

Os membros da Assembleia de Freguesia aprovaram, por unanimidade, a proposta da Junta de Freguesia sobre a reorganização do território. Esta proposta, vem na continuidade das posições tomadas pela Junta, Assembleia de Freguesia e população, que se opõem à possível extinção da Freguesia de Retaxo.


  • Feira Maravilhas da Doçaria – Notícias


  • Reunião da Assembleia Municipal de Castelo Branco

A Assembleia Municipal de Castelo Branco aprovou hoje, com o voto contra do CDS e a abstenção do PSD, a proposta da Câmara Municipal de Castelo Branco( que contém deliberações no mesmo sentido das 25 Assembleias de Freguesia do Concelho), a proposta de não extinguir qualquer freguesia no Concelho. Com esta tomada de posição, cabe agora ao Grupo Técnico( criado pelo actual Governo) propor quais as freguesias a extinguir, num processo de “régua e esquadro”.

Foto : Deputada Hortense Martins


  • Acção de Sensibilização sobre burlas

A Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da GNR de Castelo Branco, com o apoio da Junta de Freguesia,promove no dia 29 de Outubro, pelas 14 horas, no Centro de Convívio, uma acção de sensibilização para os idosos e população em geral.

A segurança de todos é fundamental. Participe nesta acção!


  • Rastreio Visual

A Óptica Alegro-Jumbo, com o apoio da Junta de Freguesia, realiza nos dias 6 e 13 de Novembro, entre as 10/12h e as 14/16h, um Rastreio à Visão. A iniciativa é gratuita e insere-se na prestação de serviços de saúde que temos vindo a desenvolver ao longo do nosso  mandato.


  • Inauguração do Forno Tradicional


  • Inauguração do Forno Tradicional e equipamento complementar

Alguns momentos da inauguração do Forno, e outro equipamento complementar, que teve lugar no dia 10 de Novembro, e que contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão, vereadores da edilidade, e muita da nossa população que se quis associar ao acto.

No final teve lugar um convívio entre todos.

A Filarmónica Retaxense deu a sua colaboração, assim como um grupo de voluntários a quem a Junta de Freguesia agradece.


  • Inauguração do Forno- Jornal Povo da Beira


  • Manchete do Jornal Reconquista sobre a Reforma do Território

O Jornal Reconquista na edição desta semana desenvolveu o assunto da Reforma do Território, e em especial no que toca ao concelho de Castelo Branco. A proposta da Unidade Técnica propõe a extinção das Freguesias de Retaxo e Cebolais de Cima, e a sua unificação. Os orgãos representativos  da Freguesia, Junta e Assembleia, em devido tempo pronunciaram-se sobre o assunto, e sempre contra a extinção.A população, igualmente mostrou o seu repúdio contra tal medida. Brevemente a Junta de Freguesia convocará a população, para que todos fiquem devidamente elucidados sobre os propósitos do actual Governo.

Proposta da Unidade Técnica


 
  • Inauguração do Forno Comunitário- Notícias

Inauguração do Forno Comunitário- Jornal Gazeta do Interior

Inauguração do Forno Comunitário- Jornal Reconquista


  • Exposição de trabalhos de Ricardo Martinho

Exposição de Ricardo Martinho


  • Junta de Freguesia recebeu distinção

A Junta de Freguesia, foi distinguida pela Direcção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais com um Certificado de Mérito. A distinção, ficou a dever-se à colaboração que temos vindo a prestar nas medidas de trabalho a favor da comunidade, e foi recebida no dia 29 de Novembro, no final do 1º Encontro realizado por esta entidade oficial, e que teve lugar na Biblioteca Municipal de Castelo BrancoCertificado


  • Almoço de Natal

 

Tal como em 2011, a Junta de Freguesia vai realizar o Almoço de Natal para todos os residentes e naturais que tenham 60 ou mais anos de idade. A iniciativa tem lugar no dia 15 de Dezembro, no Salão do edifício Sede, e vai contar com animação musical pelo “Grupo Amigos da Freguesia”.

As inscrições podem ser efectuadas na Junta, Centro de Convívio e em todos os estabelecimentos da Freguesia( nos quais estão disponíveis as  folhas de inscrição).

Almoço de Natal de 2012 001


  • Exposição Azul Aço

Alguns momentos da inauguração da Exposição Azul Aço, do retaxense Ricardo Martinho, e que também contou(entre outros) com a presença do vice-presidente da CMCB, Dr. Luís Correia, e do vereador das Freguesias, Arnaldo Brás.

A mesma decorre de 1 a 15 de Dezembro, em que para além de uma visita, pode também adquirir algum dos trabalhos expostos.

Exposição de Ricardo Martinho.5


  • Passeio à Nazaré, Alcobaça, Batalha e Fátima

Dia 16 de Dezembro, e para todos aqueles que não participaram no Passeio de Abril último( ou que nunca participaram), tem lugar iniciativa idêntica. As inscrições efectuam-se na Junta de Freguesia, e o número de lugares é limitado, pelo que se aconselha a inscrição o mais breve possível. Podem participar, todos os residentes ou naturais que tenham 60 ou mais anos de idade.

A Câmara Municipal de Castelo Branco colabora com a Junta, cedendo o autocarro.

2º Passeio dos mais de 60 anos


  • Encontro: “As Grandes Superficícies de Despovoamento Rural”

Revista Viver.1

A Revista” Viver”, edição e propriedade da ADRACES, realizou alguns encontros sobre o tema: ” As Grandes Superfícies  de Despovoamento Rural”. A Freguesia de Retaxo também recebeu um desses encontros, de que publicamos a respectiva reportagem inserida no último nº da Revista.

 


  • Reforma do Território-Freguesias em Concentração

Concentracao_22dez2012


  • BOAS FESTAS

A todos os retaxenses, residentes ou espalhados por outras partes do País ou do Mundo, o executivo da Junta de Freguesia deseja um Santo Natal e um Próspero Ano Novo 2013.

Acer Image

Foto: Presépio da Junta de Freguesia.


  • Reunião da Assembleia de Freguesia

Assembleia de Freguesia de 22.12.2012


  • A Quadra de Natal na Escola Primária

A Junta de Freguesia voltou a apoiar a Escola Primária nesta Quadra Natalícia. Para além de assegurar o transporte( com a colaboração das associações da Freguesia, através da cedência das suas carrinhas) para o almoço do Agrupamento, ofertou( tal como em anos anteriores) as prendas de Natal para todos os alunos.alunos da EScola. Natal de 2012

De pequenos gestos, também é feita a politica de proximidade.

 


  • Almoço de Natal

O Natal trouxe a todos os residentes, ou naturais, com 60 ou mais anos de idade, a segunda edição do Almoço Natalício, e que teve lugar no dia 15 de Dezembro.almoço de Natal.6

Organização da Junta( que contou mais uma vez com o apoio de um grupo imprescindível de voluntários, eles e elas, e a quem agradecemos), o salão da sede encheu para que todos pudessem saborear  sopa, couves com bacalhau ou arroz à valenciana, sobremesas, fruta, café e bolo rei.almoço de Natal.3

A animação musical( que foi excelente) esteve a cargo do Grupo “Amigos da Freguesia( Alísio Saraiva, Rui Marques, José Poço e Ana Saraiva), que também aderiram de forma gratuita.almoço de Natal.11

A Câmara Municipal, fez-se representar pela Vereadora Drª Cristina Granada.

Muito espírito de Natal, muito amor à Freguesia, a comoção no rosto de alguns, e a alegria e boa disposição, foram a tónica dominante.


  • Passeio para os mais de 60 anos

O grupo de residentes que participou no 2º Passeio para os mais de 60 anos, e que teve lugar no dia 16 de Dezembro último.

Passeio dos mais de 60 anos


  • Aquisição de habitações para alargamento de Rua

A Junta adquiriu recentemente estas duas habitações para serem demolidas, procedendo-se assim ao alargamento da Rua do Monte do Meio. Acer Image

Os trabalhos de demolição serão iniciados o mais breve possível.

 


  • Atividade para a Promoção da Saúde

A Junta de Freguesia irá promover no Centro de Convívio, todas as quartas-feiras pelas 10h, classes de movimento para pessoas com mais de 60 anos de idade, com a Fisioterapeuta Marisa Gonçalves, tendo como objetivo a promoção do envelhecimento ativo da população. A realização de  exercícios específicos para os principais problemas do envelhecimento, de forma a retardar ou a diminuir problemas como a osteoporose, artrose, dores nas articulações e problemas de mobilidade e equilíbrio, são a base principal destas classes.

Mantenha-se ativo e participe, promovendo a sua saúde.001

As inscrições estão abertas para todos os interessados, residentes, ou não, na freguesia.


  • Linha aérea da Falagueira- Castelo Branco 3

Linha aérea da Falagueira- Castelo Branco 3


  • Debate” Reorganização Administrativa da Beira Interior Sul”

Iniciativa da Revista Viver, e que teve lugar no dia 27 de Fevereiro, no Centro de Convívio.Acer Image

Momentos para o debate, em redor de uma lei que extingue freguesias, entre as quais a nossa.


  • Passeio à Serra da Estrela e ao Museu do Pão

Dia 28 de Março, mais um Passeio para os mais de 60 anos organizado pela Junta, com a colaboração da Câmara Municipal de Castelo Branco.Passeio à Serra da Estrêla

Inscrições, e informações, na Junta de Freguesia( dentro do horário de atendimento público).

 


  • Recinto de Festas da Freguesia- reunião com a população

A Junta de Freguesia, convida toda a população para uma reunião a realizar dia 29 de Março, Sexta-Feira Santa, pelas 14h 30m, no Centro de Convívio.

O tema a apresentar/ debater, é: Recinto de Festas da Freguesia.

 


  • Acção de Sensibilização sobre Burlas

Sesão de esclarecimento sobre a nova nota de 5€.1

Acção de Informação sobre Burlas, e mais concretamente sobre a nova nota de 5€, realizada pela Secção de Programas Especiais da GNR( com o apoio da Junta de Freguesia), e que teve lugar no Centro de Convívio.


Passeio à Serra da Estrêla e Museu do Pão

O grupo que no dia 28 de Março foi em Passeio à Serra da Estrêla e Museu do Pão( Seia).

Iniciativa da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Passeio à Serra da Estrêla