Saltar para o conteúdo

Associação Cultural e Social Rancho Folclórico do Retaxo

Fundada a 1 de Dezembro de 1981.

Com estatutos próprios desde a sua fundação e a que sua Exª o Primeiro-ministro Aníbal António Cavaco Silva, concedeu em 25 de Outubro de 1990 o diploma de Colectividade de Utilidade Pública, nos termos do Decreto-Lei nº 460/77 de Novembro, conforme consta do despacho publicado no “Diário da República” da 2ª Série, nº 246, de Outubro de 1990.

Trabalha nas seguintes áreas: Folclore e Etnografia, Jornalismo (Jornal Voz do Retaxo), Formação, Social e de Tempos Livres. Possui ainda uma Biblioteca( com cerca de 1500 livros) aberta a todos os interessados.

Está inscrita no RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Jovem, INATEL, MSR – Movimento de Solidariedade Rural, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis, Federação do Folclore Português, FAJDCB – Federação de Associações Juvenis do Distrito de Castelo Branco e Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal

Destacam-se entre as suas actividades: Exposições, Intercâmbios com outras Associações de diversas Regiões do País e Europa, Semana Cultural de Retaxo, Festival de Folclore, Campos de Trabalho Nacionais e Internacionais, Colóquios, Acções de Formação, Feiras do Livro, etc. A área social é outra vertente importante da Associação, através da distribuição de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, preenchimento do IRS, protocolo com o Centro de Novas Oportunidades da Escola Secundária Nuno Álvares (Castelo Branco), entre outras.

Horário de funcionamento da sede social: de segunda a sexta-feira, entre as 14 e as 17 horas. Sábados, entre as 16 e as 18 horas.


  • Contactos

Rua Capitão João Belo, 15 – Apartado 21
6000-621 Retaxo

Telefone e Fax: 272 997 151

E-mail: acsrfretaxo@gmail.com

Sítio na Internet: acsranchofolcloricoretaxo.org


%d bloggers like this: