Saltar para o conteúdo

Associação Filarmónica Retaxense

 

Fundada em 1921, numa cálida noite de S. João.    

Foi seu primeiro maestro o Padre Domingos.

Tem mantido e desenvolvido a cultura musical na região.

Sofreu um interregno de vinte anos, de 1959 a 1979, devido sobretudo à falta de elementos, pois verificou-se nesse espaço de tempo um forte movimento de emigração provocado pelas condições sociais e económicas de então.

Têm sido diversos os festivais onde tem participado, com especial relevo para o promovido pela R.T.P. no Porto e representação do Distrito de Castelo Branco no âmbito do projecto “Bandas em Concerto”, depois de ser seleccionada em concurso a nível distrital.

Desenvolve a sua actividade em festejos religiosos e populares e tem actuado em concertos de carácter social e humanitário. Tem participado em cumprimentos e recepções oficiais e actuado em intercâmbios com congéneres, como participante e como promotora de encontros de bandas.

Uma das metas prioritárias é o ensino da música e a sua divulgação. A constituição da sua Escola da Música em 1987 é disso um excelente exemplo, não só para a formação dos seus futuros executantes, como também para a consecução dos seus objectivos de índole cultural. Nos dias de hoje a Filarmónica Retaxense possui uma Escola de Música com cerca de 35 alunos, com idades entre os 6 e os 40 anos, tendo um Professor para cada disciplina de instrumento e teóricas. No âmbito da disciplina de Classe de Conjunto, a Filarmónica Retaxense possui também uma Orquestra Juvenil, formada pelos alunos que constituem a Escola de Música.

A sede da Filarmónica Retaxense foi inaugurada em 30 de Outubro de 1999. Até então ocupava, para ensaios e concertos oferecidos à população, a sede da Junta de Freguesia de Retaxo. Os ensaios da Banda têm lugar no salão da Sede Social.

Ao longo dos tempos e desde a sua constituição, a Filarmónica foi dirigida por vários Maestros tendo sido o primeiro o Sr. Padre Domingos. De referir outros como sejam o Sr. Padre David, o Maestro Júlio, o Maestro Jóia, o Maestro Gomes, o Maestro Jaime, o Maestro Lourenço, o Maestro José Filipe, o Maestro José Maria Portalete, o Maestro Joaquim Cabral, o Maestro Alberto, o Maestro Joaquim Carmona, o Maestro Jorge Correia, o Mastro Pedro Ladeira, o Maestro José Belinha, e actualmente é o Maestro Bruno Cândido quem tem a seu cargo a direcção musical da Banda bem como a Direcção Pedagógica da sua Escola de Música.

É de salientar, a participação da Filarmónica Retaxense na final nacional do Concurso “FESTIMÚSICA” promovido pelo INATEL, depois de ter sido seleccionada a nível Distrital e representado o distrito de Castelo Branco na Aula Magna em Lisboa, conseguindo obter o 9º lugar a nível nacional.


  • Contactos

 Rua Manuel Mota, nº 1 – 6000- 621 Retaxo

Telefones: 272997287/ 962498265

Email: afretaxense@hotmail.com


%d bloggers like this: