Saltar para o conteúdo

Notícias da Freguesia


Em Agosto e Setembro, vão ter lugar os tradicionais Festejos em louvor de Nª Srª de Belém e da Guia. Parabéns à Comissão de Festas por ter assumido a realização dos mesmos.


  • Novo Ano Lectivo


Teve início a 13 de Setembro o novo Ano Lectivo para as crianças da nossa Freguesia. Frequentam este ano a Escola 12 alunos.


  • Comissão de Festas 2011

No último dia dos festejos de Nª Srª da Guia foi nomeada a Comissão de Festas para 2011. Integram a mesma os nascidos nos anos de 1979, 1984 e 1990.
Votos de um bom trabalho.


  • Rastreio ao Coração


  • Actividades da Comissão de Festas de 2010

A Comissão de Festas de Retaxo/ 2010, realiza dia 30 de Outubro um programa com algumas actividades. Um Torneio de Sueca e um Baile, com Manuel Emídio, são os pontos fortes. Muita animação, comida e bebida, é o que espera todos os que se desloquem ao Centro de Convívio( local escolhido pela organização).


  • Novo Pároco

O Cónego José da Costa tomou posse dia 3 de Outubro como Pároco da nossa Freguesia. Em dia de festa, em que a chuva não ajudou, foram muitos os que participaram na recepção e mais concretamente na missa deste dia.

Bem vindo!


  • Bodas de Ouro

No dia 8 de Outubro, Joaquim Galvão e Zulmira Barreto celebraram as suas Bodas de Ouro.Um convívio familiar assinalou esta data marcante na vida deste casal.

Parabéns!


  • Apresentação do livro “Amarelos Minha Terra”

A ACSRF de Retaxo apresentou, dia 10 de Outubro, na Padaria Canelas e Coelho (Amarelos) mais uma edição. Neste dia e com os apoios do IPJ, Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e da ETEPA o componente da Associação Sebastião José Fonseca Canelas (um filho deste pequena aldeia do concelho de Vila Velha de Ródão) viu um dos seus sonhos: a publicação de um livro tornar-se realidade. Momentos de muita emoção vividos pelo autor e salientados pelos oradores. Dedicatórias em muitos exemplares e um lanche oferecido por Sebastião Canelas foram outros momentos do programa do lançamento.


  • Convívio da Filarmónica Retaxense

No passado no dia 23 de Outubro a Filarmónica Retaxense reuniu-se no tradicional almoço convívio. Participaram neste convívio músicos, alunos, professores, maestro e corpos directivos. Após a refeição usaram da palavra os Presidentes da Direcção e da Assembleia-Geral que salientaram o envolvimento de todos neste projecto musical.


  • Magusto, Grelhadas e Torneio de Sueca


  • Comissão da Festa das Mulheres

No dia 29 de Janeiro, a Comissão da Festa das Mulheres  realizou um aula de ginástica, no pavilhão gimnodesportivo. A seguir veio uma noite muito animada no Centro de Convívio com um DJ “surpresa”.

  • Obras de ampliação do Pavilhão Gimnodesportivo

A ADRR- Associação Desportiva e Recreativa de Retaxo, inaugura dia 12 de Fevereiro, sábado, pelas 16 horas, as obras de ampliação do Pavilhão Gimnodesportivo. A Comissão Administrativa da colectividade, convida todos os associados e amigos a estarem presentes neste acto.


  • Festa das Mulheres

A Comissão de Festas das Mulheres 2011, de Retaxo festejou no passado dia 12 de Março o Dia da Mulher.

Nesta festa realizou-se uma Missa por alma das Mulheres falecidas e de seguida  um almoço e lanche ajantarado no Restaurante da Sr. de Mércoles. A festa foi animada por Manuel Emídio, tendo estado presentes 50 mulheres. Houve também a entrega de um leque vermelho como recordação deste dia.

Faziam parte da Comissão: São Garcia, Marisa Carmona, Rute Martins, Fátima Marques e Madalena Salavessa.

A próxima Comissão de Festas das Mulheres (2012) será constituída pela Amélia Gomes, Cremilda Martins, Maria Lucinda Gomes, Maria Hermínia Nogueira e Júlia Pinto.


  • Convívio dos Josés de Retaxo

Cerca de 4 dezenas de Josés voltaram a juntar-se no dia 19 de Março, Dia do Pai, para mais um convívio, que decorreu no Centro de Convívio. Durante todo o dia, confraternizaram numa iniciativa que se vai renovando ano após ano (sempre com comissões nomeadas para o efeito). Pequeno-almoço, almoço e jantar, fizeram parte do programa, assim como a “tradicional” arruada pelos cafés da Freguesia.


  • Dia Mundial da Árvore

No dia 21 de Março, o primeiro dia da Primavera, os formandos do Curso de Educação e Formação de Adultos Operador/a de Informática, que está a ser promovido pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) na freguesia de Retaxo, resolveram plantar uma árvore no jardim do Centro de Convívio, o local indicado pela Junta de Freguesia de Retaxo para o efeito. A espécie de árvore escolhida para plantar foi uma tília. Esta iniciativa teve por objectivo comemorar o “Dia Mundial da Árvore”. Através deste acto simbólico, os formandos quiseram contribuir para um ambiente mais saudável, e dar o exemplo para a importância de plantar arvores. A iniciativa decorreu no âmbito do módulo de Cidadania e Empregabilidade. O Curso de formação profissional está actualmente a decorrer nas instalações da Associação Cultural e Social Rancho Folclórico de Retaxo.

Nélson Mingacho

  • Apresentação de Listas para os Corpos Sociais da ADRR

 


  • Danças de salão e hip hop na Filarmónica Retaxense


  • 1º Torneio de Iniciados da ADRR em Futsal


  • Escolas de Retaxo e Cebolais de Cima em movimento!


  • Passeio Pedestre “Pelas Olelas Acima”

 


  • XII Convívio Benfiquista

 


  • VII Convívio Sportinguista


  • PASSEIO PEDESTRE”PELAS OLELAS ACIMA”

    No passado dia 14 de Maio, realizou-se o “Passeio Pedestre Pelas Olelas Acima”, na Freguesia de Retaxo. O ponto de encontro foi na Junta de Freguesia, pelas 09h:00m, tendo participado 40 pessoas. Estas demonstraram agrado e entusiasmo, pedindo a realização de novas iniciativas. Depois de percorrerem o percurso, os intervenientes dirigiram-se para o Centro de Convívio, e pelo meio-dia foi servido o almoço. Dos 40 participantes, 32 participaram no almoço.

No dia anterior, 13 de Maio, os alunos das Escolas Primárias de Retaxo e Cebolais de Cima desenvolveram no Pavilhão da Associação Desportiva e Recreativa de Retaxo vários jogos desportivos e recreativos, tendo participado com muito interesse e empenho.

Estas actividades foram organizadas pelo Estagiário da Junta de Freguesia de Retaxo João Oliveira, estudante do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária Amato Lusitano.

João Oliveira


  • Convívio do grupo onomástico “Os Joões”


  • Exposição ” MOMENTOS NA BEIRA”


  • 27º Encontro Nacional de Folclore de Retaxo


  • Encontro de motos clássicas em Fátima

  • A Freguesia de Retaxo contribuiu, com 3 representantes( Paulo e Pedro Ferreira e Paulo Pinto) para que o recorde de motos clássicas fosse mais uma vez batido, ficando na posse de Portugal. No dia 11 de Junho, em Fátima, 2310 participantes de todas as idades, destronaram a Holanda, anterior recordista deste tipo de concentrações.Entre as centenas de bandeiras, esteve também a nossa.Um agradecimento aos nossos conterrâneos, por terem levado o nome da Freguesia de Retaxo a esta concentração.

  • 90º Aniversário da Filarmónica Retaxense


  • Grupo Musical”Above Silence”

O Jornal Reconquista deu-lhes destaque na edição desta semana. É mais um Grupo formado por jovens retaxenses.


  • Festejos em Louvor de Nª Srª de Belém e Nª Srª da Guia


  • Feira da Tijelada, Arroz  Doce e Broa de Mel

Este evento, que se complementa com o Bolo de Azeite, vai ter lugar nos dias 17 e 18 de Setembro próximo. A organização, conjunta, é das Juntas de Freguesia de Retaxo e Cebolais de Cima, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, realizando-se no Campo de Futebol dos Fiéis. O Programa- Geral e o Cartaz da Feira, serão publicados logo que possível.


  • Feira da Tijelada, Arroz Doce, Broa de Mel e Bolo de Azeite


  • Feira da Tijelada, Arroz Doce, Broa de Mel e Bolo de Azeite- o Programa da Feira


  • Feira da Tijelada, Arroz Doce, Broa de Mel e Bolo de Azeite-reportagens na Imprensa Regional

 


  • 1ª Edição da Feira foi um Sucesso!

O nosso Agradecimento!

A Feira da Tijelada, Arroz Doce, Broa de Mel e Bolo de Azeite, foi um sucesso a todos os níveis. Durante os dois dias do evento, milhares de pessoas passaram pela Feira, criando movimento, animação e adquirindo os mais variados produtos e artigos disponibilizados pelos 30 expositores presentes. A Comissão da Feira, constituída por membros das duas Freguesias, coordenadas pelos respectivos Presidentes da Junta, agradecem a todos: expositores, grupos que participaram nos momentos musicais e de animação para os adultos e crianças, e público em geral, não esquecendo a valiosa colaboração da Câmara Municipal de Castelo Branco, Serviços Municipalizados de Castelo Branco,  Adraces e Valnor.

De entre as muitas iniciativas integradas na Feira, o Concurso Melhor Tigelada e Melhor Arroz Doce( abertos apenas à participação dos stands das Associações e Grupos Organizados das duas Freguesias), premiou,através do júri constituído para o efeito, o Rancho Etnográfico de Cebolais de Cima (Melhor Tijelada) e Miminhos para o Lar( Melhor Arroz Doce).

O êxito da Feira, foi também o êxito de ambas  as Freguesias! Esperamos voltar, em 2012, com a segunda edição da Feira!


  • Intercâmbio Desportivo com Cedilho(Espanha)

A Freguesia de Retaxo e a localidade de Cedilho( Espanha), vão retomar intercâmbios de actividades entre as duas localidades. Após contactos estabelecidos entre os dois Presidentes, a primeira actividade, dois desafios de futsal, vai realizar-se a 24 de Setembro( em Cedilho) e a 1 de Outubro( em Retaxo). A representação da nossa Freguesia, e por impossibilidade da ADRR ( atendendo a que se encontra em fase de preparação para o distrital da modalidade), está confiada à equipa de veteranos, coordenada por José Manuel Cardoso.


  • Alguns momentos da Feira

Fotos de Domingos Belo


  • Reportagens sobre a Feira

Para visualizar reportagens sobre a Feira da Tijelada, Arroz Doce, Broa de Mel e Bolo de Azeite, aceda aos seguintes links:

-PORTUGAL EM DIRECTO: www.rtp.pt

-Jornal Reconquista: www.reconquista.pt

-LocalVisão: www.videos.sapo.pt


  • Intercâmbio Desportivo com Cedilho( Espanha)- Jogo em Cedilho


  • Intercâmbio Desportivo com Cedilho


  • ADRR apresenta plantel sénior


  • Passeio pedestre da ADRR

 


  • INTERCÂMBIO DESPORTIVO COM CEDILHO- RECEPÇÃO EM RETAXO

 

  


  • Passeio de Motorizadas Antigas


  • Magusto da ACSRFR


  • Exposição de Domingos Belo em Vila Velha de Ródão


  • Magusto da Filarmónica Retaxense


  • 12º ENCONTRO DE CÂNTICOS DE NATAL DA ACSRFR

 


  • FOGUEIRA DE NATAL


  • ACSRFR- MOSTRA O TEU PRESÉPIO


  • CONCERTO DA NATAL DA FILARMÓNICA RETAXENSE


  • FILARMÓNICA COM ANIMAÇÃO DE CARNAVAL


  • ADRR venceu Taça de Honra em Futsal

A Associação Desportiva e Recreativa de Retaxo venceu hoje, dia 1 de Abril, a Taça de Honra da AFCB em Futsal.

Honra para o Futsal da ADRR e para a Freguesia de Retaxo. Parabéns!

Foto (com a devida vénia): António Almeida.


  • Tribuna Desportiva destaca triunfo da ADRR


  • Concerto da Filarmónica Retaxense no Cine Teatro Avenida- Castelo Branco


  • ADRR venceu Campeonato Distrital de Juvenis


  • 1º de Maio comemorado na Freguesia

Mais de duas dezenas de cidadãos, residentes e não residentes na Freguesia, comemoraram o 1º de Maio. No Dia do Trabalhador, as instalações do Centro de Convívio serviram para muita animação, pequeno-almoço, almoço, lanche e jogos. Aberta à participação de todos os que desejam participar,  a iniciativa já se realiza há cerca de uma dezena de anos, sendo propósito do grupo( e sobretudo do seu principal dinamizador, Joaquim Barata) dar-lhe continuidade nos próximos anos.


  • ADRR honrou a Freguesia

A mobilização geral de uma Freguesia em redor do nosso clube, a ADRR!

Sendo habitual, foi bonito.Apesar de não se ter verificado a vitória no Campeonato Distrital, todos estão de parabéns.

Honra ao Futsal do Retaxo! Honra para a ADRR!


  • XIII Convívio Benfiquista em Retaxo

 
  

  • Passeio Pedestre da Filarmónica Retaxense


  • Livro” História da Camisola”


 
  • Convívio do Sporting


  • Convívio dos Joões


 
  • 2º Passeio Pedestre da ADRR


 
  • Jogos Populares entre Associações


 
  • Jantar Convívio da ADRR


 
  • 28º Encontro Nacional de Folclore de Retaxo


 
  • Festejos em Louvor de Nª Srª de Belém e da Guia


  • Inauguração da Torre Sineira

Em dia de festejos de Nº Srª de Belém, Padroeira da Freguesia, a Paróquia procedeu à inauguração da Torre Sineira, no dia 19 de Agosto.

Após a bênção, o Cónego José da Costa referiu-se à persistência que existiu, e em especial do membro da Comissão Idilio Bicho, para que o sonho fosse uma realidade, usando a expressão” como diz o poeta, o sonho comanda a vida”. Agradeceu o apoio da Câmara, sem o qual, seria muito difícil concretizar o que tinha sido idealizado.

No uso da palavra, Idilio Bicho, após saudar as entidades e associações presentes, voltou a destacar o apoio da CMCB, consubstanciado no apoio a 50% do investimento da construção, referindo ainda o papel importante do presidente Joaquim Morão. A finalizar, pediu para que a população seja um pouco mais generosa com os seus contributos, que até ao momento foram pouco significativos.

Joaquim Morão mostrou-se satisfeito com o que viu, referiu que a Câmara não faz mais do que a sua obrigação ao apoiar o que vai sendo construído nas freguesias do concelho, incluindo os templos. Destacou um dos símbolos do nosso povo, o sino, que ali estava bem representado através da torre sineira. O autarca albicastrense voltou ainda a referir “que o Retaxo pode continuar a contar com o nosso apoio, nas suas necessidades, pois é para isso que nós, Câmara, cá estamos”.

foto: Domingos José Gomes Belo


  • Calendário Cinegético da ACPR


  • Livro” Levantamento Etnográfico de Retaxo”


  • Torneio quadrangular da ADRR


  • Cinema na Filarmónica Retaxense


  • Noite de Fados na Filarmónica Retaxense


  • Falta de civismo!

Esta situação surgiu na Feiteira. Por mais que se solicite, sensibilize e trabalhe para um melhor ambiente, há sempre quem transgrida( possivelmente a coberto da noite). Lixo é no lixo, e concretamente este tipo de lixo é colocado( obrigatoriamente) nos Centros de Reciclagem( em Castelo Branco existem dois). Até quando? Enquanto uns trabalham em prol de uma Freguesia, outros procedem desta forma, obrigando ao dispêndio de verbas necessárias para outras intervenções.

A respectiva participação, contra desconhecidos, vai ser efectuada junto das autoridades competentes.


  • ADRR em jogo de apresentação dos séniores


  • Magusto da ACSRFR


  • Actividades da Filarmónica Retaxense


  • ADRR vai assinalar os 37 anos de existência


  • O Presépio- actividade da ACSRFR


  • Formações na ACSRFR

Formações para activos e desempregados( não podem participar reformados). Horário pós -laboral.

Inscrições e informações na sede da Associação Cultural e Social Rancho Folclórico de Retaxo.


  • Aulas de Viola na Filarmónica Retaxense

Aulas de Viola na Filarmónica Retaxense


  • 13º Encontro de Cânticos Natalícios e Religiosos

Cartaz canticos 2012


  • Concerto de Natal da Filarmónica Retaxense

A Filarmónica Retaxense apresentou, dia 22 de Dezembro, o seu Concerto de Natal. Num espectáculo de grande nível, em que para além da Filarmónica, foi possível ouvir alguns alunos da Escola de Música da colectividade, e o Ensemble de Trompetes do Conservatório de Castelo Branco, o salão da sede voltou a encher.Concerto de Natal da Fularmónica Retaxense

Parabéns à Filarmónica Retaxense, pela excelente noite que proporcionou a todos os presentes.

Foto( com e devida vénia): Marta Belo


  • Informação dos SMASCB- cinzas de lareiras e braseiras

Informação dos SMASCB


  • Recolha de Sangue

Cartaz Recolha de sangue[1]


  • ADRR solidária

Cartaz Jogo Juniores da ADRR


  • Ação de Sensibilização com a GNR

Acão de Sensibilização com a GNR

Mais uma iniciativa que visa informar toda a população, e para a qual a Junta de Freguesia dá o seu apoio ao Serviço de Proteção da Natureza da GNR.Acer Image

Acção de Informação sobre Ambiente, com a equipa de Protecção da Natureza, realizada dia 15 de Março, no Centro de Convívio.

Acção de Informação sobre Ambiente, com a equipa de Protecção da Natureza e Ambiente, dia 15 de Março, no Centro de Convívio.


  • Caminhada Ambiental e Solidária

Caminhada Ambiental e Solidária, organizada pela Valnor e pela ACSRFR, com os apoios  da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Empresa António Ezequiel.Caminhada Ambiental e Solidária


  • Concerto da Páscoa da Filarmónica Retaxense

Concerto da Páscoa da FR


  • Acção de Sensibilização sobre Burlas

Acão sobre a nova nota de 5€


%d bloggers like this: